Suas pinturas criam uma zona onde a realidade e o sonho, cor e forma são suspensas. São expressões poéticas que transcendem o objeto e tornam-se ícones de impressões sensoriais. A maioria das suas pinturas estão em perigo de cair no abismo da decoração, mas suas pinturas, enquanto a primeira aparição decorativa, logo evocam sensações inumeráveis que são, muitas vezes sobrecarregados de sofrimento e uma sensação de perda. Isto talvez devido ao fato de que o tratamento abstrato da forma não é livre de ligações objectivas.
Seus quadros transmitem uma sensação de relações subjetivas de um mundo, cujas faces da tragédia, a alegria, a insegurança e o amor se fundiram. A ambigüidade nas suas pinturas são zonas de sombra onde nós reconhecemos tanto do nosso mundo e em nós mesmos. Através de uma descrição simples e lacónica de um formulário que abre as portas em volumes de pensamentos e sensações.
Significativamente, suas pinturas mediam as tensões que são sintomáticas da arte contemporânea. A paleta de cores quentes e luminosas, as formas de conduzir a sensação misteriosa das energias unificadas muitas vezes em falta no pós-modernismo. Suas pinturas são menos sobre o pensamento e mais sobre as energias.
Goli Mahallati graduou-se com um Bacharelado da Universidade de Teerã, em 1977, e com o Masters de AIC (American International College), em Massachusetts, em 1979. Ela trabalhou durante vários anos estudando para seu Ph D em U Massa (Universidade de Massachusetts), até que ela finalmente se mudou para o sul da Califórnia, onde ela mora atualmente.