sabzi


Nascido em Ahwaz, Irão, Sabzi começou a pintar com a idade de dozeanos; incentivado na sua inspiração precoce como um artista por seus pais e professores. Bacharel em Engenharia Agrícola da Universidade de Jundi Shapur. "A melhor parte da agricultura era a primordial pureza dos seus espaços", diz ele, explicando a sua sensibilidade precoce de conceitos artísticos.

Sabzi primeiras obras eram essencialmente realista, explorando temas históricos e culturais de sua terra natal. Sua saída do Irã durante o regime de Khomeini, trouxe para a Alemanha e os Estados Unidos. Este exílio proporcionou-lhe a oportunidade de explorar novas influências artísticas, e ele começou a trabalhar em estilos abstrato e figurativo.As pinturas de Sabzi ecoam tanto a filosofias orientiais como ocidentais. Sua rica herança persa fornece-lhe  imagens antigas, temas sentimentais persas e memórias de inocência. A influência ocidental vem da fonte do modernismo de Cézanne e Matisse.

O tema de Sabzi é quase sempre a mulher; bonita, graciosa, taciturna e lúgubre, que reflete a solidão. As mulheres da pintura de Sabzi são Madonnas, modernas deusas e santos mártires, cujas formas alongadas indicam instabilidade e conflitos internos.





Seus rostos anónimos transforman-nas em ícones religiosos que transcendem e desafiam as exigências da realidade. No entanto, outras pinturas de Sabzi refletem o calor, o encanto, a felicidade, e seu amor incontestável e admiração pelas mulheres. Normalmente o fantástico é assumido e os tecidos ricos  assumem espaço íntimo.
"Minha inspiração artística, a base da forma e da cor, vem de minhas memórias de infância de tapetes persas projetados pela minha mãe. Enquanto eu olhava para ela horas a criar padrões lindos, cores e texturas, os dedos dançando através da tear, os desenhos e as formas do meu trabalho atual tomavam forma. Meu fluxo de criatividade provem da mesma fonte de energia e criatividade que inspirou minha mãe. " - Sabzi


Sabzi reconhece nos seus quadros históricos, influências estilísticas e culturais. A luminosidade pura de espaços contrastando fortemente com o humor sombrio das suas figuras parece à primeira vista, contraditório, mas logo se revela válido e forte para o telespectador.